8.20.2007

EDITORIAL: ANO I



Há um ano atrás, era publicada online uma entrevista ao mítico V2, entidade que lançou a campanha “Spread the Word”. Uma entrevista que resumia na sua temática e abordagem a linha editorial do blogue-zine que, influenciado pelo exemplo de webmedia referenciais como o Disinformation, nascia em Agosto de 2006 – o GPInformation.

Nascia, apenas, porque havia sido gerado anos antes, no seio do jornalismo independente, das fanzines, da informação não-mainstream e, também, da produção artística/sonora alternativa.

Um blogue-zine, porque não se trata de um blogue, no sentido tradicional do termo, mas também porque algo mais pessoal do que uma webzine. Um projecto pessoal que implica – para o bem e para o mal – pouco tempo disponível para a actualização desejável, mas também uma liberdade editorial total, sem limitações ditadas por hierarquias corporate ou dependências de publicidade, “tendências”, etc.

É a informação pela informação e, como alguém disse, “informação é poder”. A este nível, não será demais lembrar a disponibilização da lista de links para outros e diferentes projectos, que tenderá a aumentar cada vez mais.

Quanto ao GPInformation, o segundo ano que se segue não será de expansões ou (r)evoluções significativas. Seguirá o caminho a que se propôs, desenvolvendo-se de forma espontânea e procurando aprofundar os contactos e as colaborações que tem vindo a firmar com publicações, blogues, estruturas, artistas, colaboradores, simples curiosos.

Continuamos, desta forma, a incentivar colaborações de toda a ordem, sejam escritas, visuais ou sonoras.

No que concerne a conteúdos, e para além de artigos sobre diversas matérias (o post anterior prenuncia uma maior abrangência), está já confirmada para os meses que se seguem a publicação de entrevistas aos artistas sonoros Terre Thaemlitz, Masami Akita/Merzbow, Frans de Waard/Beequeen e Miguel Azguime. Entretanto, outros trabalhos estão já em preparação.

Por fim, são inevitáveis os agradecimentos (por ordem alfabética) a quem tem incentivado e colaborado das mais variadas formas com o GPInformation:
Álvaro Mendes, Artur Lasón, Asmus Tietchens, Alexander Scholz @ Sceen Magazine, Felix Kubin, Fernando Ferreira @ Mimi Records/Club Otaku, Frans de Waard, Henrique Vicente, Joel Haertling/Arquitects Office, Marc Urselli-Schärer & Maurizio Pustianaz @ ChainD.L.K., Nuno Fonseca/Blag, Richard van Dellen, Ruggero Maggi, Rui Farinha (correspondente GPI em Macau), V2.

O work in progress continua.

Nota: Para consultar o press-release oficial do GPInformation, publicado em primeira mão pela webzine italiana ChainD.L.K., aceda aqui.

Nuno Loureiro
Imagem: D.R.

Sem comentários: