6.04.2008

Ruggero Maggi

Ruggero Maggi (fotografia: D.R.)



Ruggero Maggi, artista plástico e director do Milan Art Center, continua bastante activo no cenário cultural italiano.
Recentemente, Maggi participou no projecto “Puzzle4Peace”, instalado no denominado Puzzle Point – que ocupou a via Orseolo, naquela cidade do Norte –, com o trabalho “A bocca aperta”, através do qual pretendia comunicar a própria ideia de paz por via da escultura. “A bocca aperta” consiste num crocodilo executado com diferentes materiais e aplicado a duas das peças do grande puzzle geral.

A acompanhar esta obra, estava a “música de impacto zero” do projecto “Attaco Solare – Solar Sound System”, alimentado por painéis fotovoltaicos que permitiam receber energia solar de três espectros de luz diferentes. «Um exercício de estilo para um puzzle que respeita o Homem e o ambiente que o circunda».


"Puzzle4Peace" (fotografia: Riccardo Schito)



Entretanto, Ruggero Maggi foi também um dos 30 artistas, de várias nacionalidades, que participaram na exposição colectiva “La farfalla e la formica”, patente na Galeria Il Chiostro Arte Contemporanea, em Saronno. Uma interpretação sui generis da famosa fábula “A cigarra e a formiga”, de La Fontaine, materializado num percurso irónico e pouco usual de duas formas distintas de encarar a vida – de um lado a ligeireza, o hedonismo e a fragilidade; do outro, a eficiência e a produtividade, mas também a ostentação e a ambição. Nada com que não nos confrontemos no dia-a-dia.
Maggi apresentou o vídeo “P@sso a P@sso”, com o qual pretendia fazer compreender quantas declinações – iconográfica, formal e contextual – o tema pode ter.
Nuno Loureiro



"Puzzle4Peace" (fotografias: D.R.)





Sem comentários: