6.13.2008

@c no Senses 2

Pedro Tudela e Miguel Carvalhais (fotografia: D.R.)

O ciclo de música electrónica e multimédia Senses 2 prossegue no dia 18 de Junho, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV),com o duo @c, projecto que dispensa apresentações para quem segue a música avançada que se vai produzindo em Portugal.

Pedro Tudela e Miguel Carvalhais colaboram enquanto @c desde 2000, desenvolvendo performances sonoras (como a que apresentarão no TAGV) ou audiovisuais (com a artista austríaca Lia) e múltiplas colaborações. A este nível são de apontar nomes como o grupo de percussão Drumming (lembram-se do espectáculo no foyer do TAGV?) ou Vitor Joaquim, Aki Onda, Gert-Jan Prins, Raymond MacDonald, Stephan Mathieu e Pure, entre outros.

O trabalho este projecto desenvolve-se no cruzamento de três abordagens complementares à música electrónica e à arte sonora: composição procedimental, música concreta e improvisação. Ao longo dos anos, têm desenvolvido composições complexas, com um pé no trabalho em estúdio e o outro no(s) palco(s). Se, por um lado, as suas peças são normalmente construídas sobre bases bem estruturadas, é comum que múltiplas peças sonoras se libertem destas estruturas e que, uma vez integradas, contribuam para o desenvolvimento de elaboradas estratégias de desconstrução.

Os @c passaram recentemente por festivais como o Ars Electronica (Áustria), Offf (Portugal), EMAF (Alemanha), Atlantic Waves (Reino Unido), NAME (França) ou Pixelache (Finlânia) e actuaram em salas como a Casa da Música (Portugal), Netwerk (Bélgica), ICA (Reino Unido) ou La Casa Encendida (Espanha).

No que concerne à sua produção sonora, têm trabalhos editados em múltiplos formatos, em editoras como a Crónica, Feld, Grain of Sound, Filmarchiv Austria, Room40, ZKM ou Sirr, entre outras.



Sem comentários: