5.31.2008

Katsura Yamauchi ao vivo em Lisboa

Katsura Yamauchi (fotografia: D.R.)


O japonês Katsura Yamauchi, conhecido como salmo sax, integrou Lisboa na sua digressão europeia e vai apresentar-se ao vivo em três espaços distintos da capital: Livraria de Artes (1 de Junho), Trem Azul (2 de Junho) e Centro Cultural O Século (3 de Junho).
Katsura é um músico (saxofonista) especial, único, talvez por ser um amante puro da música e da natureza em paralelo. Sempre explorou as diversas potencialidades dos seus sopros no seio da natureza, perto de cascatas e outros locais com acústicas invulgares, ou mesmo parcialmente submerso em belos lagos. Ao longo de cerca de duas décadas construiu, de forma autodidacta e sem influências de qualquer circuito musical, uma linguagem singular e original.
Na última década foi descoberto por Otomo Yoshihide, tendo sido facilmente absorvido pela cena free jazz japonesa, onde tem tocado com diversos improvisadores, como o próprio Yoshihide, Toshinori Kondo, Misha Mengelberg, Han Bennink, Barre Phillips, Michel Doneda, Norbert Moslang ou Gunter Muller.




Sem comentários: