5.22.2008

Jazz ao Centro 2008



2008 é o ano da mudança para o Jazz ao Centro. À quinta edição, aquele que já se constituiu como um dos festivais de referência no panorama jazzístico nacional concentra-se agora num evento realizado unicamente na Primavera (de 2 a 15 de Junho), com novos desafios, abrindo-se de forma mais extensiva à cidade que o acolhe.
Falamos, agora, não só dos habituais concertos no Salão Brazil – reconhecidamente o seu «habitat natural» –, mas também de apresentações ao vivo nas Escadas do Quebra Costas, assim como no Teatro Académico de Gil Vicente e no Ateneu de Coimbra – para este palco espera-se, de resto, um dos pontos altos do Jazz ao Centro, com o ZFP Quartet de Carlos “Zíngaro”, Simon H. Fell, Márcio Matos e Mark Sanders (outro destaque será o Michaël Attias Quintet: Twines of Colesion).


Carlos "Zíngaro" (fotografia: Nuno Martins)


E também de animação de rua (com pequenas actuações e um espectáculo educativo), emissões radiofónicas em circuito fechado para a Baixa da cidade, um ciclo de cinema documental, exposições de fotografia e uma palestra sobre a relação entre arte, ciência e tecnologia no contexto das músicas improvisadas.
Sobre esta nova etapa na vida do Jazz ao Centro, a organização do festival sintetiza: «mais do que até aqui, este evento extravasa a música, assumindo-se, na memória individual e colectiva, como a experiência vivida de um tempo e de um lugar».
Nuno Loureiro

Ver o programa aqui.

Michaël Attias (fotografia: D.R.)


Sem comentários: