O Parlamento Europeu (PE) quer mais acção contra «os insultos sexistas ou imagens degradantes de mulheres e homens na publicidade e no marketing».
Nesse sentido, a instituição sugere que os Estados-membros promovam oficialmente um prémio conferido pelos profissionais da publicidade aos seus pares, bem como um prémio do público, para recompensar a publicidade que «melhor rompa com os estereótipos do género e dê uma imagem positiva ou valorizadora das mulheres, dos homens ou das relações entre ambos».
Recentemente aprovado em Bruxelas, o relatório sobre o impacto do marketing e da publicidade na igualdade entre homens e mulheres salienta a necessidade de dispor de «bons exemplos» no mundo dos meios de comunicação e da publicidade, para mostrar que «a mudança é possível e desejável».
No mesmo documento, o PE apela a que sejam eliminadas dos livros escolares, dos brinquedos, dos jogos de vídeo, da Internet e da publicidade televisiva e noutros meios de comunicação «todas as mensagens que veiculem estereótipos de género e que atentem contra a dignidade humana».
Nesse sentido, a instituição sugere que os Estados-membros promovam oficialmente um prémio conferido pelos profissionais da publicidade aos seus pares, bem como um prémio do público, para recompensar a publicidade que «melhor rompa com os estereótipos do género e dê uma imagem positiva ou valorizadora das mulheres, dos homens ou das relações entre ambos».
Recentemente aprovado em Bruxelas, o relatório sobre o impacto do marketing e da publicidade na igualdade entre homens e mulheres salienta a necessidade de dispor de «bons exemplos» no mundo dos meios de comunicação e da publicidade, para mostrar que «a mudança é possível e desejável».
No mesmo documento, o PE apela a que sejam eliminadas dos livros escolares, dos brinquedos, dos jogos de vídeo, da Internet e da publicidade televisiva e noutros meios de comunicação «todas as mensagens que veiculem estereótipos de género e que atentem contra a dignidade humana».
Será que as autoridades terão, eventualmente, o mesmo zelo relativamente às imagens de ultraviolência e degradação hiperrealista veiculadas diariamente pelos mass media?
Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.
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