12.04.2007

Projecto: Camera 312 – Promemoria per Pierre



Pierre Restany, o fundador do Novo Realismo, foi um carismático crítico e livre-pensador que influenciou as ideias e o mundo da arte contemporânea.

Durante 30 anos, viveu no Hotel Manzoni, em Milão, no histórico quarto 312. Foi precisamente a decoração deste quarto que foi recriado na exposição/instalação colectiva “Floating Yellow Post-It ®”, o elemento basilar do projecto “Camera 312 – Promemoria per Pierre”, promovido entre Junho e Novembro passados pelo Milan Art Center, com coordenação do artista plástico italiano Ruggero Maggi, no âmbito da 52ª Bienal de Veneza.

Inaugurada por uma performance assente na interacção performer/música/vídeo, “Floating Yellow Post-It ®” – que procurava captar a atmosfera intimista do quarto 312, em todos os seus elementos –, era totalmente preenchida pelo tom amarelo, presente nas paredes, na mobília, no espaço envolvente do público. A intenção – frisa Ruggero Maggi – era providenciar a cada um dos artistas convidados uma forma «directa, colorida e fluxus» de deixar o seu próprio testemunho poético.


Fotografias: Cassaglia & Cerisola


Sobre a origem do projecto “Camera 312 – Promemoria per Pierre”, fica a explicação (pessoal e sentida) do seu mentor:

«The night I was told that Pierre Restany had passed away, I was suddenly and violently moved. I knew he was seriously ill, but his recent letters revealed confidence and hope. When I first met him, in the middle of the seventies, in Milan at Hotel Manzoni, I told him about my travel in the Peruvian Amazon. The world Amazon was the key word that immediately put us into a spiritual contact: he loved a lot that forest as well, and he deeply knew that world.

Since then we met many times and always our love for Nature came out. He was deeply fascinated by the eternal mystery of Nature, even if, in the years, he could perceive is most comprehensive essence only from the airplane, as he ironically used to point out in his letters. (…) After his death I thought I could honour him with this project, which is not only dedicated to him, it is centred around him».


Fotografia: Giorgio Pahor


Sem comentários: