7.09.2008

“Figurações” no Tubo d’Ensaio



“Figurações” é o título da exposição de pintura de Miguel Fazenda patente até ao próximo dia 25 no Tubo d’Ensaio, na Figueira da Foz.
Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Miguel Fazenda alia a actividade artística à docência, nomeadamente ao nível do Ensino Secundário. Realizou já várias exposições individuais na Zona Centro, em espaços como o Centro de Arte Contemporânea da Amadora, Galeria Domus Varius (Lisboa), Galeria Tubo d’Ensaio (Figueira da Foz) e Galeria Mouzinho de Albuquerque (Batalha), entre outros. Paralelamente, participou em eventos colectivos na Galeria LM (Sintra), Galeria Vértice (Cascais) ou Galeria 57 (Leiria).
No século XX, a figuração foi-se simplificando e desmaterializando até desaparecer, com o aparecimento da arte abstracta. Considerada por muitos como “antiga”, “académica”, “ultrapassada”, a figuração foi caindo no quase esquecimento. Actualmente, em todo o mundo, surge uma Nova Arte Figurativa. Miguel Fazenda encontra-se nesse pequeno grupo de artistas que está a começar a ressuscitar a figura e a mostrar que se conseguem fazer “coisas novas” sem cair na arte decorativa ou no retrato. A sua pintura remete para várias correntes figurativas – bastante distintas –, como Classicismo, Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo ou Hiper-Realismo, fazendo o “casamento” destas formas de arte, sem nunca abdicar da figura humana.
Imagem: Miguel Fazenda

Sem comentários: