2.07.2008

João Canavilhas: "Webnoticia: Propuesta de Modelo Periodístico Para La WWW"





João Canavilhas é docente e investigador na UBI, e publicou a sua tese de doutoramento defendida na Universidade de Salamanca. “Webnoticia: Propuesta de Modelo Periodístico Para La WWW” é um trabalho que aborda as mudanças trazidas pela comunicação na web ao modelo de comunicação jornalístico.

«O jornalismo na web continua sem encontrar um modelo que lhe permita demarcar-se claramente dos jornalismos escrito, televisivo e radiofónico.

Embora os investigadores tenham identificado várias características próprias deste jornalismo – hipertextualidade, multimedialidade, interactividade, instantaneidade, personalização, memória e ubiquidade – apenas as quatro últimas são visíveis na esmagadora maioria das publicações online. As três características relacionadas com linguagem - hipertextualidade, multimedialidade, interactividade - continuam ausentes das publicações e por isso está ainda por definir uma linguagem específica para o webjornalismo.


Este livro é parte da tese de doutoramento “Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la WWW” e pretende ser um pequeno contributo para a identificação de uma linguagem convergente para o webjornalismo».


«En la actualidad la reciente evolución técnica de hardware y software, la reducción de precios de los equipos informáticos y el crecimiento de la banda ancha, permiten unos planteamientos más experimentales en los que se desarrollan y ponen a prueba modelos informativos que exploran las características de Internet o, más particularmente, las características de la Word Wide Web».

Alexandre Gamela / O Lago
Imagem: D.R.


Sem comentários: