11.14.2007

Projecto Jil: “Limited Edition”




“Limited Edition”, do Projecto Jil, é, antes de mais, um trabalho de continuidade.

À semelhança dos anteriores "Songbook" e "Back to Zero", o disco apresenta uma sonoridade suave e dançável, direccionada para o usufruto hedonista, embora distante da club culture, onde o minimalismo – como se sabe – se impôs. Com efeito, a este despojamento de elementos, o Projecto Jil contrapõe uma fusão que, não sendo propriamente original, combina de forma eficaz (e agradável) a base electrónica com referências marcadamente jazzísticas, lounge e, por vezes, mesmo ambient.

Talvez seja uma comparação por demais evidente (e também provavelmente redutora), mas ao falar de “Limited Edition” é difícil não evocar os exercícios estilísticos da Cinematic Orchestra ou dos Two Banks of Four.

Depois da vaga de som clínico que inaugurou o século XXI, muitos têm sido os que optaram por revestir os seus registos de um carácter mais orgânico, mais humano. A diferença do Projecto Jil é que nunca deixou de o ter.

[CDR – Edição de autor]

Nota: Disponível online está também a pequena pérola que é o vídeo "The Barefoot Runner", realizado por Filipe Y e musicado pelo Projecto Jil.

Nuno Loureiro
Imagem: D.R.

Sem comentários: