9.05.2007

Livro: “SEMIÓTICA – Genealogias e Cartografias”


As Edições MinervaCoimbra lançaram o livro “SEMIÓTICA – Genealogias e Cartografias”, de Maria Augusta Babo e José Augusto Mourão.

De acordo com a editora, esta obra pretende fornecer uma arqueologia do signo e da representação que permita entender o processo mais lato da formação da semiose dentro e fora da linguagem e propõe, ainda, a cartografia dessa área de saber, através do traçado do mapa europeu e americano do seu desenvolvimento e da sua consolidação.

O século XX veio revelar o aparecimento de um pensamento semiótico forte, que tomou forma a partir de nomes como os de Saussure e de Peirce e que, configurado em movimentos ou escolas, instituiu um domínio no quadro das Ciências Sociais e Humanas: a Semiologia ou Semiótica. Trata-se, em síntese, de um mapeamento espacio-temporal que dê visibilidade aos pontos de emergência e de desenvolvimento da Semiótica e das suas metodologias de análise.

Não há uma Semiótica. Existem, antes, numerosas metodologias semióticas que têm em comum o reconhecimento de uma relação ou, mais exactamente, de uma complementaridade.

Por outro lado, a interdisciplinaridade da Semiótica abriu este campo à análise de novos objectos, na intersecção dos media e dos estudos de comunicação, por exemplo, ou ainda, na intersecção do texto e das artes.

“SEMIÓTICA – Genealogias e Cartografias” é o volume n.º 12 da Colecção Minerva Ciências da Comunicação, dirigida por Mário Mesquita.



Sem comentários: