11.14.2007

V2: O sucesso continua



É oficial. A campanha “Spread the Word”, dinamizada por V2, atingiu o número (entretanto já ultrapassado, por certo) de 2.500.000 dos emblemáticos autocolantes que vem distribuindo desde 1995.

Entretanto, e num registo diferente, V2 integrou recentemente a equipa dos De Fabriek de Richard van Dellen (ver entrevista aqui) para o álbum “Quatro-Erogenic-Occupy Theme's Part II", editado em Itália pela Afe Records. Um trabalho que, fortemente marcado pela influência da kosmische muzik (ou não tratasse de um ambiente alienígena), evidencia mais uma vez a qualidade e personalidade próprias deste projecto.


A V2, amigo de longa data que o GPInformation representa em Portugal numa exclusividade que desejavelmente não durará muito mais, endereçamos os nossos mais sinceros parabéns.

Nuno Loureiro
Fotografia + Imagem: D.R.


Projecto Jil: “Limited Edition”




“Limited Edition”, do Projecto Jil, é, antes de mais, um trabalho de continuidade.

À semelhança dos anteriores "Songbook" e "Back to Zero", o disco apresenta uma sonoridade suave e dançável, direccionada para o usufruto hedonista, embora distante da club culture, onde o minimalismo – como se sabe – se impôs. Com efeito, a este despojamento de elementos, o Projecto Jil contrapõe uma fusão que, não sendo propriamente original, combina de forma eficaz (e agradável) a base electrónica com referências marcadamente jazzísticas, lounge e, por vezes, mesmo ambient.

Talvez seja uma comparação por demais evidente (e também provavelmente redutora), mas ao falar de “Limited Edition” é difícil não evocar os exercícios estilísticos da Cinematic Orchestra ou dos Two Banks of Four.

Depois da vaga de som clínico que inaugurou o século XXI, muitos têm sido os que optaram por revestir os seus registos de um carácter mais orgânico, mais humano. A diferença do Projecto Jil é que nunca deixou de o ter.

[CDR – Edição de autor]

Nota: Disponível online está também a pequena pérola que é o vídeo "The Barefoot Runner", realizado por Filipe Y e musicado pelo Projecto Jil.

Nuno Loureiro
Imagem: D.R.

11.12.2007

Portefólio: "Spektre"



Spektre #1

Spektre #2




Fotografias: Miguel Reis / Remixes: Nuno Loureiro